A alimentação antes de mais deve ser variada, completa e equilibrada, contendo alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos.

As dietas low fat, de nada servem se estiverem a ser carregadas de hidratos ou proteínas e se não houver menos energia consumida do que a necessária. Estudos mostram que a dieta low fat, em comparação às dietas de baixo conteúdo calórico/lipídico, não levam à perda de peso.

As dietas low carb são muito difíceis de seguir a longo prazo, visto que o cérebro utiliza apenas como combustível a glicose que provém dos hidratos de carbono. De igual forma, de nada servem se não houver défice calórico.

As dietas ricas em proteína são as que têm mais evidencia cientifica de que realmente funcionam, quando falamos em perda de peso. O aumento da saciedade vai induzir a uma ingestão calórica mais reduzida ao longo dia e, poderá levar à perda de peso que, teoricamente, será mais focado na massa gorda, já que a massa muscular é preservada pela ingestão elevada de proteína.

Para haver emagrecimento, tem que haver défice calórico. Não faz sentido cortar nos hidratos e fazer uma dieta rica em proteínas. Se não estiver em défice calórico, não vai emagrecer. Além disso, o processo de emagrecimento torna-se muito mais saudável se, a este défice, adicionar o exercício físico diário!

Phive Nutrition