O abacate é um tipo de fruta única e deliciosa. Considerando que a maioria das frutas são doces e com teor de açúcar elevado, os abacates têm um sabor parecido à noz e apresentam um teor elevado de gordura e reduzido de açúcar. Mas estamos a falar de um bom tipo de gorduras, os ácidos gordos monoinsaturados, que são conhecidos por serem saudáveis para o coração e anti-inflamatórios, sendo o abacate também mais rico em termos de vitaminas e minerais.

Esta fruta rica e cremosa contém 20 tipos diferentes de vitaminas e minerais, bem como fibras. Os abacates estão cheios de nutrientes e oferecem alguns benefícios surpreendentes para a saúde.
Apenas metade de um abacate médio fornece cerca de 125 a 150 calorias. Existem várias variedades com texturas e sabores ligeiramente diferentes, mas todos contêm um grande poder nutricional, apesar do seu alto valor energético.

A quantidade diária recomendada é de um abacate para os homens e de meio para as mulheres. É também aconselhado que se fracione a ingestão em pequenas quantidades de cada vez em vez de comer a quantidade diária recomendável toda de uma vez. No entanto, nunca se esqueça da sua individualidade.

 

Principais Benefícios e Propriedades dos Abacates

Promoção da Saúde Cardiovascular

Embora os abacates tenham um elevado teor em gordura, é o tipo de gordura que devemos consumir, as gorduras monoinsaturadas (as mesmas que encontramos no azeite, sementes e frutos secos), que são conhecidas por serem anti-inflamatórias, promover e prevenir a saúde cardiovascular (redução dos níveis de colesterol LDL no sangue e diminuição da probabilidade de ocorrência de enfartes do miocárdio ou AVC) e contribuir para um envelhecimento saudável.

Prevenção da Diabetes Tipo 2

O abacate parece ainda ajudar a prevenir a diabetes tipo 2. Incluir abacate regularmente na alimentação tem um efeito positivo na estabilização dos níveis de glicemia (açúcar no sangue).

Emagrecimento, Saciedade e Riqueza em Fibra

As fibras desempenham uma das funções mais importantes para saúde – promovem uma sensação de plenitude gástrica, ajudam no controlo da fome, favorecendo a diminuição do apetite e, por isso, ajudam na perda de peso.
O abacate, pela sua riqueza em fibras, promove também um bom funcionamento intestinal, combatendo a obstipação e a sensação de barriga inchada.

Destaca-se também pela presença de vitaminas do complexo B que estimulam um bom metabolismo energético e das gorduras, ajudando na redução da massa gorda e incremento da massa muscular.

Riqueza em POTÁSSIO que ajuda a manter uma pressão arterial saudável e ajuda nas contrações musculares
Os abacates são uma fantástica fonte de potássio. De fato, os abacates contêm mais potássio que as bananas.
E por que é isto importante? O potássio é necessário para que as células, músculos e nervos funcionem corretamente. Este mineral ajuda a reduzir a pressão arterial e também desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio eletrolítico nos músculos e células do organismo. O Potássio suporta a capacidade de contrair os músculos e ajuda na recuperação muscular, evitando fadiga e cãibras muscular.

Riqueza em Vitaminas, Minerais e Fitonutrientes que melhoram a saúde geral

Apenas metade de um abacate médio fornece uma abundância de nutrientes essenciais, que desempenham um papel importante para o manter saudável, forte e livre de doenças. Aqui está uma rápida descrição:
Potássio (345 mg) ; Sódio (5,5 mg) ; Magnésio (19,5 mg); Vitamina A (43 μg);Vitamina C (6,0 mg); Vitamina E (1,3 mg); Vitamina K1 (14 μg) ;Folato (60 mg); Vitamina B-6 (0,2 mg); Niacina (1,3 mg) ; Ácido pantoténico (1 mg); Riboflavina (0,1 mg) ;Colina (10 mg); Luteína e Zeaxantina (185 μg); Fitoesteróis (57 mg)

Melhor Absorção De Nutrientes, Mais Energia

Há uma série de nutrientes que apenas são solúveis em gordura, o que significa que eles precisam de gordura para serem absorvidos e utilizados adequadamente pelo nosso organismo. Especificamente, as vitaminas A, E, D, K e certos antioxidantes que se enquadram nesta categoria.
Estas vitaminas são importantes e essenciais para a saúde dos olhos, da pele, do cabelo, para fortalecer os ossos, para a capacidade de cura, para o sistema imunitário e para a produção de energia.

Comer abacate conjuntamente com outros alimentos vegetais ajuda o organismo a absorver estas vitaminas essenciais e consequentemente, ajuda-o a ter mais energia durante o dia e no seu treino.

Função Anticancerígena

O abacate, além de ser rico em vitaminas com função antioxidante como a vitamina C e E, é ainda uma excelente fonte de glutationa.
A glutationa apresenta propriedades antioxidantes, sendo fulcral para a prevenção do dano celular no organismo. Além disso é capaz de bloquear, pelo menos, 30 agentes cancerígenos diferentes.

Melhora O Desempenho Cognitivo

O seu teor em ómega -3 e vitamina B1 potencia o desempenho cognitivo, uma vez que estimula a memória e aumenta a capacidade de concentração.
Além disso, a presença de vitamina B3 intervém na remoção de substâncias tóxicas e na promoção do bem-estar mental e emocional.

Melhoria Da Visão Noturna

Pela riqueza em vitamina A, betacaroteno e luteína, um carotenóide que tem a capacidade de absorver os raios ultravioleta, o abacate ajuda a proteger a retina e a prevenir o aparecimento de cataratas que provocam cegueira.

Como Consumir o Abacate

O abacate pode ser utilizado em pratos doces e salgados, mas é importante lembrar que a quantidade de abacate consumida não deve ser muito alta.

Os abacates são uma incrível adição a qualquer refeição. Pode comê-lo ao natural ou pode incluí-los no pequeno-almoço, almoço, jantar, lanches e até mesmo usá-los para fazer uma sobremesa deliciosa ou um batido.

  • Pequeno-Almoço: Espalhe o abacate no topo da torrada e sirva com uns ovos mexidos, cozidos ou escalfados
  • Almoço: Encha sua salada favorita com abacate em fatias.
  • Snacks: Salgado: Misture Queijo Quark ou Atum enlatado em água com meio abacate, um pouco de mostarda, sal e especiarias; Doce: Misture meio abacate, 1 iogurte grego zero gordura ou ligeiro e adoçante a gosto.
  • Jantar: Faça uns tacos/ wraps de frango grelhado com guacamole. Sobremesa: Misture banana madura, abacate, cacau magro em pó e mel.

Costuma comer abacate? Qual é a sua maneira favorita de o comer? Partilhe connosco!

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