Para evitar que o seu filho vá ao bar da escola ou à pastelaria mais próxima da escola, onde acaba por comer alimentos menos saudáveis, tenha o cuidado de preparar sempre uma lancheira escolar saudável e apelativa onde não devem faltar 4 alimentos:

  1. Água – habitue o seu filho a recorrer a água sempre que tem sede em vez de optar por beber sumos e/ou refrigerantes.
  2. Fruta e/ou Batido de Fruta – sempre que possível, opte por frutas da época. Para as crianças que não gostam tanto de comer fruta, os batidos de fruta podem ser uma boa opção (exemplos: manga + banana; manga + laranja, banana + maçã, maçã + pêra, etc.).
  3. Frutos Oleaginosos naturais (nozes, caju, avelã, amêndoa) – tendo em conta a elevada densidade calórica dos frutos oleaginosos, estes devem ser enviados de forma moderada.
  4. Pão escuro com uma proteína saudável – é muito típico os pais obterem por colocar nas lancheiras bolachas no entanto o pão acaba por ser uma melhor alternativa às bolachas e é uma excelente oportunidade para promover o consumo de uma proteína saudável como, por exemplo, ovo, frango, atum e queijo fresco.

Tendo em conta os alimentos mencionados, as quantidades que deve enviar na lancheira do seu filho, depende muito do seu apetite, do tempo que vai passar na escola e da sua atividade física e intelectual. O mais importante é que as quantidades enviadas sejam suficientes para fazer pequenas refeições a cada 2 a 3 horas.

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