A alimentação saudável deverá ser tida em conta o ano inteiro e não temporariamente. Com isto, é importante explicar que, dentro da alimentação saudável, cabe o equilíbrio e, por isso, não te deves culpabilizar se comeste um gelado ou uma Bola de Berlim durante as férias, uma vez que tens a consciência tranquila de que a tua alimentação é equilibrada e saudável na grande maioria dos teus dias.

Depois de te tranquilizar e de te dizer que está tudo bem consumir um alimento menos saudável pontualmente, deixamos algumas dicas nutricionais para te ajudar a manter a rotina alimentar e a não fracassar durante as tuas férias. Vamos às dicas?!

 

  • Leva sempre os teus lanches para a praia

Se tiveres o hábito de levar os lanches contigo, é mais fácil resistir à Bola de Berlim ou ao gelado ou à bolacha americana a passear pela praia. Leva contigo lanches que te saciem, que te refresquem e que te hidratem. Seguem alguns exemplos: fruta (uvas, morangos, melão, melancia), iogurtes líquidos, ovos cozidos, batidos de fruta, palitos de vegetais, frutos oleaginosos, etc

  • Anda sempre com uma garrafa de água fresca

Férias e uma cerveja combinam muito bem, não é? Mas não te esqueças que as bebidas alcoólicas, embora frescas e refrescantes, são bebidas que desidratam. Transportar sempre uma garrafa de água contigo, para além de te manter hidratado, irá permitir que fujas das idas ao bar da praia para te refrescar com sumos ou com álcool.

  • Cuidado com o pequeno-almoço do hotel

 Quem nunca se deparou com o pequeno-almoço de hotel e teve vontade de comer tudo o que aparecia? Escolhe as opções como se tivesses em casa – prefere a fruta, os cereais integrais, o pão. Um pequeno-almoço completo deverá ter uma fonte de Hidratos de Carbono, uma fonte de Proteína e uma fonte de Gordura.

Evita as opções doces como panquecas, bolos de pastelaria, croissants, etc. Para além da qualidade nutricional, deverás ter o cuidado de não exagerar nas quantidades daquilo que irás consumir.

  • Inicia a refeição principal com uma entrada

Para que consigas ter mais equilíbrio nas quantidades ingeridas no prato principal, inicia a refeição com uma entrada de salada (sem molhos) ou com uma sopa. Assim estarás muito mais saciado e conseguirás ser mais controlado na escolha e consumo do prato principal.

 

Phive Nutrition