Sabia que o Pilates é uma modalidade ótima e benéfica também para os mais novos?

As crianças e os adolescentes do mundo moderno, para além da carga horária dos estudo e trabalho, preenchem essencialmente o restante tempo dos seus dias com écrans. Ainda conseguem alguns momentos para a sua vida social e, infelizmente, pouco ou nenhum tempo sobra para a prática de exercício físico.

O comportamento sedentário, a adoção de posturas incorretas e prejudiciais ao bem-estar físico mais a agravante da tensão acumulada “do stress” diário e até o próprio peso das mochilas que os mais novos carregam, são fatores que começam a provocar um impacto negativo e degradante na saúde física das crianças e jovens desde muito cedo.

O Pilates é uma modalidade de exercício físico muito completa que para além de trabalhar a componente física do corpo, também traz benefícios para  a mente.

Praticar Pilates nestas idades pode ser muito benéfico e passamos a enumerar as principais vantagens:

 

Melhora a concentração e o controlo

A famosa frase “é a mente que guia o corpo” adequa-se perfeitamente nesta prática, já que o foco e a concentração constituem os elementos principais para alcançar a realização com sucesso deste treino.

Os ganhos da consciência corporal permitem controlar os movimentos do próprio corpo. O jovem aumenta as suas capacidades e limites da sua zona de conforto. Ideal na fase de crescimento devido às mudanças músculo-esqueléticas.

Além disso, a concentração que cada exercício exige reflete-se num melhor desempenho escolar das crianças e ajuda a reduzir possíveis déficits de atenção.

 

Aumenta a flexibilidade e a mobilidade

A exigência física dos vários movimentos do Pilates promovem o aumento progressivo da flexibilidade e da mobilidade, favoráveis ao desenvolvimento da capacidade motora e respostas musculares que acompanham o crescimento.

 

Fortalece a musculatura e corrige a postura

O Pilates ensina a trabalhar o corpo de dentro para fora. O ganho da tomada de consciência da ativação correta das cadeias musculares mais profundas, fortalece os músculos responsáveis pela sustentação da coluna e órgãos internos. Assim, e recorrendo sempre a uma respiração mais efetiva e correta, há inevitavelmente ganhos para uma melhor estabilização e alinhamento biomecânico consequentes do fortalecimento da musculatura, nomeadamente abdominal e lombar.

Para as crianças e jovens que passam a maior parte do dia sentadas nas secretárias, o Pilates é uma mais-valia para a correção da postura e prevenção de futuros problemas na coluna (escoliose, hiper-cifose e híper-lordose).

 

Combate a obesidade e o sedentarismo

Ao praticar Pilates desde cedo, os mais novos poderão criar uma maior gosto por um estilo de vida mais ativo e iniciar hábitos e rotinas saudáveis que diminuirão a possibilidade de desenvolver obesidade e sedentarismo.

Consequentemente, estes tornar-se-ão mais fortes, ágeis e com maiores níveis de energia, que proporcionarão uma maior autoestima e autoconfiança, física e mental.

 

Melhoria na qualidade de vida e do sono

O trabalho e controlo sincronizado da respiração aumenta a capacidade pulmonar e de troca gasosa, garantido, no dia-a-dia, uma maior qualidade de vida e de sono.