Existem várias formas e feitios de roupas para praticar qualquer que seja o desporto. Se praticas desporto ou tens pessoas em casa que praticam é importante saberem como lavar roupa de desporto para evitar que se danifique.

As roupas de desporto, na sua maioria, são feitas de tecidos sintéticos como o elastano, nylon, poliéster e acrílico. Depois de usadas durante a prática de exercício ficam com cheiro ao suor e ninguém gosta disso, certo? 

Vem daí (não precisa de ser a correr) conhecer alguns conselhos para a lavagem da tua roupa desportiva.

 

Deixa as roupas arejarem

Os tecidos das roupas desportivas têm uma grande capacidade de absorção e secagem, sendo mais aptos a conservar os odores. Logo, para que estes possam evaporar e para impedires que haja uma proliferação de bactérias não é aconselhável colocares as tuas roupas de desporto diretamente no habitual cesto da roupa suja.

Para retirares o suor também podes colocar a roupa de molho em vinagre durante uns minutos: podes utilizar meio copo de vinagre em 5 litros de água.

Coloca as peças do avesso

De acordo com a Which, virar as peças do avesso permite que a tua máquina possa lavar todas as zonas mais difíceis, em especial as zonas das axilas que acumulam suor e resíduos dos desodorizantes.

Qual a temperatura de lavagem adequada?

Para saberes como lavar roupa de desporto deves sempre verificar as etiquetas de cada peça de roupa, pois só assim é que consegues saber que programa deves usar, qual a temperatura indicada, se a roupa pode ser passada a ferro e como deve ser seca.

E como lavar roupa de desporto com detergente?

Se costumas colocar mais detergente para que a tua roupa saia da máquina com uma maior probabilidade de cheirar bem deves parar de fazer isso. Segundo a Which, se existir uma acumulação de detergente na roupa as bactérias vão também acumular-se fazendo com que as peças fiquem com odores persistentes.

Com os teus detergentes para a roupa EcoX basta usares 8mL por cada quilo de roupa em águas moles e 15mL por cada quilo de roupa em águas duras.

Não uses amaciador

O uso de amaciador não é aconselhado neste tipo de roupa pois pode danificar os tecidos mais flexíveis e cria uma espécie de “película” que pode acumular mais odores, de acordo com The Maids.

Como secar a roupa?

Depois de saberes como lavar roupa de desporto é importante saberes como a podes secar. Este ponto dependerá sempre da informação presente na etiqueta da peça de roupa mas, por norma, é aconselhado secar a roupa naturalmente e não na máquina de secar pois o calor poderá danificar as fibras.

Com todos estes conselhos para saberes como lavar roupa de desporto vais sentir-te ainda mais confortável a praticar exercício. Estás pronto para começar?

 

Artigo escrito pelo parceiro Phive:  EcoXperience